O ex-presidente do Brasil (2016–2018), Michel Temer, participou nesta quarta-feira (27) do evento Fórum LIDE Mato Grosso Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico como palestrante no painel “Liderança política: O papel do Brasil na construção de um futuro sustentável”. O evento é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e reúne políticos e empresários para debater sobre economia verde.

Segundo Temer, o LIDE faz um papel importante não somente no Brasil, como também em Mato Grosso, levando e trazendo o Estado para os centros dos assuntos de sustentabilidade. “Essa união da Assembleia Legislativa com o LIDE é uma parceria fundamental, tanto no plano nacional como no internacional. E, quando estou no internacional, o LIDE funciona como uma diplomacia, levando para fora do Brasil”, destacou.

Ao ser questionado sobre o voto impresso, assunto que tem sido recorrente em Brasília, o ex-presidente ressalta sua posição.

“Com toda a franqueza, eu sempre achei o voto impresso desnecessário. Nós temos um sistema de apuração eleitoral que faz inveja no mundo todo. Você faz uma eleição hoje e, no mesmo dia, já sai o resultado. Não tenho nenhuma objeção ao voto impresso; se quiserem imprimir, que imprimam, mas isso não significa que seja uma negação às urnas eletrônicas”, disse.

Michel avaliou também o momento do país com a briga entre o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Lembrando que Moraes foi indicado como ministro por Temer durante seu mandato.

“Há alguns dias atrás fui questionado sobre a situação do Alexandre em relação a uma restrição dos Estados Unidos, e que ele até mesmo falou ‘Não vou recuar’, e eu vou traduzir agora o que ele quis dizer: ele não vai recuar da prova dos autos. Se elas estiverem condizentes com a condenação, vai haver condenação; se for condizente com a absolvição, terá absolvição. Acredito que ele está cumprindo rigorosamente o papel entregue a ele como ministro da Suprema Corte”, finalizou.