
Reprodução. Photo:

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou, na manhã desta segunda-feira (18), oito pessoas por participação em facção criminosa. As penas aplicadas variam de 3 a 14 anos de prisão, sendo que cinco condenados poderão recorrer em liberdade.
A Operação Ragnatela foi deflagrada no início de 2024 pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso (FICCO/MT) e desarticulou um grupo acusado de adquirir uma casa noturna em Cuiabá pelo valor de R$ 800 mil, supostamente oriundo de atividades ilícitas.
De acordo com as investigações, o esquema envolvia lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, roubos e homicídios, todos atribuídos ao Comando Vermelho. Também foi apurado que um parlamentar atuava em benefício do grupo, intermediando junto a agentes públicos em troca de vantagens financeiras.
Os condenados são: Joadir Alves Gonçalves, que segue preso desde o início da operação, juntamente com Joanilson de Lima Oliveira e Willian Aparecido da Costa Pereira; além de Kamilla Beretta Bertoni, Agner Luiz Pereira de Oliveira, João Lennon Arruda de Souza, Elzyo Jardel Xavier Pires e Rodrigo de Souza Leal, que podem recorrer em liberdade.
O juiz absolveu Ana Cristina Brauna Freitas, Matheus Araújo Barbosa, Rafael Piaia Pael, Wilson Carlos da Costa, Lauriano Sai Gomes da Cruz e Clawilson Almeida Lacava, por insuficiência de provas.
Comments