O Brasil encerrou sua participação na competição de Canoagem Slalom dos Jogos Pan-Americanos em Santiago 2023 conquistando seis medalhas. A mato-grossense natural de Primavera do Leste (234 quilômetros de Cuiabá), Ana Sátila, brilhou ao subir duas vezes no topo do pódio, assegurando medalhas de ouro nas categorias C1 e K1 Cross.

Com a conquista da Ana Sátila, ela consagrou-se o título como tricampeã Pan-Americana, já que nas outras edições em Toronto 2015 e em Lima 2019, também levou ouro para casa. “Estou muito feliz, realmente aqui foi um desafio muito diferente de todas as outras competições que participei, as condições, frio e o vento, foram ruins, isso não ajudou nenhum pouco, as balizas se mexem muito e isso acaba atrapalhando, para isso precisei me adaptar o tempo todo para fazer essa final, foi muito desgastante, mas fui focada até a última baliza e fiz um tempo muito bom. Fico muito feliz com esse resultado e ainda mais contente em levar as duas medalhas de ouro para casa”, comemorou Ana, através do site da Canoagem Brasileira.

A Irmã de Ana, Omira Estácia cruzou a linha de chegada com seus 110s54 no K1 a prata. Guilherme Mapelli também alcançou o primeiro lugar, garantindo mais uma medalha de ouro para o Brasil. A equipe brasileira ainda conquistou três medalhas de prata, com Pedro Henrique no caiaque masculino (K1), Kauã Silva na canoa individual (C1) e Omira Estácia no caiaque individual (K1).

Fonte: Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: assessoria)