O vereador Carmilton Jorge(PL), em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Matupá na noite de segunda-feira(08), criticou duramente a falta de compromisso da gestão do prefeito Bruno Mena e de seu vice Celso Sorgatto para com habitação, apontada com uma das maiores preocupações e necessidades da população na atualidade.

Carmilton lamentou o fato do loteamento popular lançado pelo então prefeito Fernando Zafonatto em 2021 na região do antigo programa Xané, ter ficado apenas na promessa, frustrando o sonho de centenas de famílias que desejam fugir do aluguel e ter a sua casa própria. 

Na sessão, o vereador apresentou um requerimento ao Poder Executivo solicitando informações sobre o andamento do projeto.

“Na época, em 2021, o então prefeito Fernando Zafonatto enviou projeto para esta casa solicitando autorização para construir em torno de 5 mil casas ali na região do Xané. O projeto do executivo era vazio, dizia apenas que era para fazer casa para o povo mas não especificava exatamente como isso seria feito e por isso recebeu várias emendas”, relatou Carmilton em seu discurso.

Ele lembrou que uma das preocupações da Câmara Municipal ao analisar o projeto à época, foi não dar um “cheque em branco” ao então prefeito Zafonatto que pedia a liberação de cinco mil lotes de uma única vez. O vice-prefeito era Bruno Mena. O legislativo, após amplo debate e demonstrando responsabilidade, decidiu que a liberação fosse por etapas de mil terrenos cada, e na medida em que as moradias fossem construídas automaticamente outros mil lotes seriam liberados, e assim sucessivamente até atingir o número de cinco mil unidades.

No entanto, até agora nenhuma casa foi construída e ao final de quatro anos da atual gestão, conforme o vereador, está claro que a real intenção não seria construir casas populares para pessoas de baixa e sim dar outra destinação, ainda desconhecida e obscura, a referida área.

Na campanha para a “eleição suplementar” determinada pela Justiça Eleitoral após cassação de Fernando Zafonatto em meados de 2021,  Bruno Mena, com o nítido objetivo de conquistar votos enganando a população, prometeu em um de seus programas eleitorais (vídeo abaixo) dar continuidade ao tão falado projeto que na ocasião gerou muita desconfiança junto aos 09 vereadores que compõem o Legislativo Municipal. Porém, mais uma vez, tudo não passou de promessas vazias.

“Com seu apoio e seu voto, vamos dar continuidade ao projeto iniciado por mim e por Fernando Zafonatto. Matupá merece mais habitação”, dizia a promessa não cumprida de Bruno Mena em seu programa eleitoral. Confira a íntegra da falácia de Bruno Mena no vídeo abaixo.

Promessa de Bruno Mena feita na campanha de 2021

Para o vereador Carmilton, está mais que provado que investir em loteamentos populares em Matupá nunca foi prioridade de Bruno Mena. E ele explica:

“Temos dois loteamentos que a gestão anterior deixou devidamente aprovados e encaminhados, a exemplo dos 1050 terrenos na região que vai da interpeninsular da Cidade Alta até o Posto Mirian, loteamento esse particular porém com valores bem mais acessíveis para famílias de baixa renda", disse.

"Além disso, foi deixado pela gestão anterior outro loteamento aprovado de 600 lotes no antigo aeroporto, de frente para a BR-163, uma área bastante procurada por empresas que desejam se estabelecer no município. No entanto nada disso aconteceu, a atual administração do município nada fez para que esses loteamentos já aprovados se concretizassem, causando enorme prejuízo ao desenvolvimento da cidade", lamentou Carmilton.

"Se já existem loteamentos aprovados porque o atual prefeito tem dado tanta ênfase a loteamentos particulares esquecendo-se das famílias humildes que não tem onde morar?  Por que até o presente momento o loteamento prometido em 2021 não saiu do papel, sendo que foi aprovado pela Câmara? O Poder Legislativo fez a sua parte. E o prefeito?”, indagou Carmilton Jorge.

Para o parlamentar, já passou da hora de Bruno Mena cumprir com suas promessas e tirar a população das mãos de especuladores que chegam ao absurdo de pedir de 150 mil a 200 mil reais em um terreno.

Em determinado momento da fala na tribuna, Carmilton elevou o tom ao dizer que chegou a hora de parar com maquiagens e trabalhar efetivamente pelo crescimento da cidade.

“Vamos parar de maquiadinha dizendo que está fazendo isso, fazendo filminhos disso e videozinhos daquilo. Faz loteamento moço!  Deixa a cidade crescer prefeito. A cidade está amarrada e fica jogando a culpa na gestão passada. Veja o absurdo senhores, uma cidade como Matupá passar quatro anos sem se desenvolver, nós vamos ver o reflexo depois”, enfatizou.

Carmilton Jorge lembra que o grupo do prefeito Bruno Mena tem histórico de fazer mal uso de áreas públicas, alegando que seriam para determinadas atividades, quando na realidade eram utilizadas para outros fins.

Exemplo disso é o que aconteceu na área onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Obras, que foi doada na gestão do prefeito cassado Fernando Zafonatto, com autorização da Câmara Municipal, com a alegação de que seria para a instalação de uma grande  indústria. Porém, no local foi construído um “velho barracão” com materiais reaproveitados, com a clara intenção de se apossar do terreno, sendo que depois de sete anos, por determinação judicial, o imóvel retornou ao patrimônio do município.

Carmilton alerta a população a estar atenta em relação a promessas não cumpridas e irregularidades cometidas pela atual gestão. "Não se trata de denúncias vazias. São fatos verídicos, devidamente comprovados. A sociedade matupaense precisa saber a verdade", concluiu.
 

 

Fonte: Nortão Agora