Depois de duas décadas transitando em rodovias seguras e em boas condições, motoristas que trefegam pelo interior de Matupá voltam a sofrer com os atoleiros.

Na Estrada E-60, que liga a sede do município às Glebas União, Padovani e Vale do Irirí os moradores, na maioria pequenos, médios e grandes produtores, têm enfrentado muitas dificuldades para se locomoverem.

Motoristas e produtores rurais que utilizam com frequencia a E-60 estão indignados e lamentam o fato do prefeito Bruno Mena e seu vice Celso Sorgatto, terem decidido "mexer' na estrada sem qualquer necessidade, removendo a camada de cascalho existente sob alegação de estarem promovendo melhorias em pleno período chuvoso.

Fotos enviadas à redação do Nortão Agora mostram um trecho da rodovia em péssimas condições e uma extensa fila de veículos parados devido aos atoleiros.

O flagrante desta situação lamentável foi feito neste final de semana.

Motoristas de carretas e caminhões graneleiras carregados com soja e outros produtos, veículos de passeio, utilitários e até motos estão tendo que esperar por horas a fio uma vez que não conseguem transpor o lamaçal.

Caminhões gaiolas que transportam gado até os frigoríficos passam à noite no local e, segundo informações que chegaram à redação,  há registro da morte de animais devido á longa espera nos atoleiros.

Outra foto enviada ao Nortão Agora mostra que alguns motoristas tentaram seguir em frente pegando desvios e mais uma vez tiveram que encarar inúmeros transtornos.

Alguns veículos tiveram que ser rebocados. Foi o caso de uma caminhonete da Secretaria Municipal de Educação que não conseguia transpor os obstáculos.

A obra que está causando todo este transtorno é objeto de um escandalo denunciado recentemente pela Câmara Municipal de Vereadores, cujo valor do convênio assinado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é de aproximadamente R$ 25 milhões.

Conforme a denuncia, a gestão do prefeito Bruno Mena e Celso Sorgatto,  vem realizando manobras e ações desnecessárias na Estrada E-60 com o objetivo claro de justificar os desvios milionários de recursos do referido convênio.

Bruno Mena e Celso Sorgatto administram o município desde 2021 (Foto de Arquivo)

A denuncia foi levada aos orgãos de fiscalização, investigação e controle, incluindo a Polícia Federal e o NACO - Núcleo de Ações e Competências Originárias ligado ao Ministério Público.

Um exemplo dessas manobras é a construção de bueiros de concreto onde já existem essas estruturas.

"Nunca passou água por cima dos bueiros de concreto que já existiam e agora estão fazendo de novo para justificar a gastança de dinheiro do convênio ", disse o vereador José Louredo(PL), um dos autores da denúncia.

Veja mais fotos:

Fonte: Nortão Agora