
Rua do Bairro ZH1-Matupá-MT Foto: Nortão Agora

Uma cidade que desde sua origem busca equilibrar desenvolvimento com meio ambiente. Assim é Matupá, localizada a 700 quilômetros de Cuiabá, no extremo norte de Mato Grosso.
O município foi o primeiro do estado a aproveitar as nascentes de água existentes no perímetro urbano para a construção de um complexo turístico, formado pela combinação perfeita de belos lagos, muito verde, calçamento, iluminação e áreas de recreação e lazer.
É nesta simpática e promissora cidade que ocorre todos os anos o maior revellion do estado, reunindo milhares de visitantes.
Matupá também é conhecida pelo seu projeto urbanístico, elaborado pelos catedráticos Candido Malta Filho e Lúcio Costa. Seu traçado, com ruas cheias de curvas, em que cada detalhe tem sua própria razão de existir, é ganhador de importantes prêmios como na bienal de São Paulo e em Paris.
Tudo isso contribuiu para projetar Matupá em nível nacional como sendo um lugar atrativo para se morar com qualidade de vida. O resultado é que a cidade vive há pelo menos três anos um ritmo de crescimento para o qual não estava totalmente preparada.
A maior dificuldade diz respeito à oferta de moradias para venda e locação, cuja procura vem aumentando significativamente. Somente uma das imobiliárias da cidade chega a receber em média de 10 a 15 ligações por dia, de pessoas a procura de casas.
“Realmente, esta tem sido uma grande dificuldade. Muitas famílias escolhem Matupá para se estabelecerem, mas diante da falta de opções em se tratando de moradias, acabam desistindo da ideia e vão se estabelecer em cidades vizinhas como Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte”, disse Ricardo Desidério, proprietário da Imobiliária Matupá.
Ricardo, que a atua há 19 anos no ramo, disse que 90% das pessoas que se informam sobre moradias são de outras regiões do país, como São Paulo e Brasília.
De acordo com ele, a maior procura é por casas de médio padrão, que tenham de 100 e 150 metros quadrados e valores de locação entre R$ 1.500,00 e R$ 2 mil.
Para o empresário, a cidade é um terreno fértil para investidores do setor imobiliário. “Quem quiser e puder investir na construção de moradias, apartamentos e quitinetes em Matupá pode ter certeza do retorno, pois não temos dúvida quanto à ocupação desses imóveis”, concluiu.
Por: Miro Cláudio Ribeiro
Comentários