Mato Grosso está a exatamente um mês de receber o maior evento interclubes de atletismo da América Latina. Com o fomento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o Estado sedia pela primeira vez o Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, de 6 a 9 de julho.

“É um acontecimento histórico para Mato Grosso. Pela primeira vez, vamos reunir aqui os maiores talentos do atletismo do país e do Estado, num evento de grande visibilidade para nossa região e para nossos atletas. Com certeza, é a realização de um sonho, estamos na maior expectativa e trabalhando muito para apresentar da melhor forma possível as nossas potencialidades”, celebra o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Uma das atrações do Troféu Brasil será o atleta mato-grossense Almir Júnior, que competiu nas Olímpiadas de Tóquio 2021. Favorito na prova de salto triplo, com condições de quebrar os recordes brasileiro e sul-americano, o mato-grossense vem relembrar o seu passado, em que competia nas categorias de base em pistas do município de Peixoto de Azevedo.

“Almir se consolidou como uns dos melhores do mundo na prova de salto de triplo. Ele agora treina para representar bem o Brasil nas Olimpíadas de Paris, mas o foco dele também é a competição dentro de casa, ele está ansioso para a disputa no Estado em que nasceu e conta com nossa torcida”, comenta Elves Pinho, técnico responsável pela formação da base esportiva de Almir Jr.

De Peixoto de Azevedo, mais quatro jovens atletas competem no Troféu Brasil de Atletismo: Gilvan Costa, no salto triplo, Willian Alves e Arielton Costa, nos 100m, e Marco Antônio Moreira, no salto em distância. Revelações do esporte com diversas conquistas, os três primeiros são contemplados com Bolsa Atleta da Secel.

Aliás, o programa Olimpus, do qual o Bolsa Atleta faz parte, terá outros representantes mato-grossenses disputando a competição nacional. Dentre os atletas Olimpus, estão Francielly Marcondes, Jânio Varjão e Peterson Ribeiro, de Barra Garças; Wendel Gerônimo, de Pontes e Lacerda; Ionane Linhares, Eduardo Furtado, Isabelle Almeida, Nerisnelia Sousa e Luiz Victor Gomes, de Sorriso; e Lissandra Maysa, de Nossa Senhora do Livramento.

Realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Troféu Brasil é a principal competição de atletismo do país. Também considerado o maior da América Latina, o evento será mais uma chance dos atletas alcançarem índices para o Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto.

Em 2022, a competição foi realizada no Rio de Janeiro e recebeu a inscrição de 755 atletas, de 123 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal. Neste ano, estima-se que mais de mil atletas participem do evento.

Fonte: Redação Só Notícias (foto: assessoria)