Em uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (11), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso concentrou-se nos impactos socioeconômicos potenciais da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres. O evento, sediado na Câmara Municipal de Cáceres, reuniu uma variedade de partes interessadas, incluindo representantes da Receita Federal, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (Azpec), e autoridades locais.

O deputado estadual Francis Maris (PL), solicitante da audiência, enfatizou a importância de planejar adequadamente o futuro da cidade em meio ao iminente desenvolvimento trazido pela ZPE. Maris destacou a necessidade de garantir condições de vida satisfatórias para os residentes, incluindo educação, saúde e infraestrutura, à medida que a região se prepara para um crescimento potencialmente exponencial.

Além disso, preocupações com a educação e a qualificação da mão de obra foram levantadas durante a audiência. Weily Machado, professor da Unemat de Cáceres, ressaltou a necessidade de investimento no desenvolvimento educacional para corresponder à demanda por habilidades qualificadas no mercado de trabalho local.

Rogério Rigotti, Chefe da Receita Federal em Cáceres, explicou os desafios e as oportunidades associados à ZPE, enfatizando a importância dos investimentos em infraestrutura para garantir o sucesso contínuo do empreendimento. Ele também discutiu a implementação de free shop terrestre como um potencial impulsionador adicional para a economia local, destacando a sua capacidade de atrair turismo e comércio.

A ZPE de Cáceres recentemente recebeu autorização da Receita Federal para entrar em funcionamento, com várias empresas demonstrando interesse em estabelecer operações no local. Adilson Reis, presidente da Azpec, expressou otimismo em relação ao potencial de crescimento da ZPE, com expectativas de que até 30 a 40 empresas possam se estabelecer na região no futuro próximo.

A implementação do free shop terrestre também foi discutida durante a audiência, com Rigotti destacando a sua viabilidade e potencial para impulsionar o turismo e o comércio na região.

O deputado Francis Maris expressou confiança no impacto positivo que essas iniciativas terão na cidade de Cáceres, prevendo um aumento significativo no emprego e no crescimento econômico à medida que esses projetos se concretizam.